À procura da felicidade (The pursuit of happyness)


À procura da felicidade (The pursuit of happyness) 2006


Direção: Gabriele Muccino
Elenco: Will Smith, Jaden Smith, Thandie Newton, Brian Howe
Ano: 2006
País: EUA
Gênero: Drama, Biografia
Nota IMDB



Sinopse do filme À procura da felicidade (The pursuit of happyness):


Chris Gardner é um vendedor que luta para garantir o sustento de sua família. Diante das dificuldades financeiras, sua esposa decide deixá-lo. Chis assume a custódia de seu filho de 5 anos e, determinado a conquistar um emprego melhor, consegue um estágio em uma importante corretora de ações. Certo de que tem garra e habilidades para conquistar o cargo que irá assegurar o futuro de sua família, Chris se submete ao estágio não remunerado enquanto tenta vender os últimos equipamentos médicos para pagar seu aluguel. Apesar de seus esforços, Chris acaba sendo despejado e é obrigado a dormir com seu filho em abrigos e banheiros de estações de metrô. Mas Chris é persistente e não permite que os obstáculos abalem a esperança de dias melhores.


Assistir trailer do filme À procura da felicidade (The pursuit of happyness) legendado em português pt br:




Resenha do filme / análise crítica do filme À procura da felicidade (The pursuit of happyness) e seus usos em Cinema Terapia:


Baseado em fatos reais, o filme é uma verdadeira lição de como uma pessoa com uma meta clara, foco, determinação e resiliência tem grandes chances de triunfar, ter sucesso.


Chris Gardner (Will Smith), ao que tudo indica, investiu todas suas economias na aquisição de diversos "scanners portáteis de densidade óssea", acreditando ser uma excelente oportunidade de negócios, aparentemente sem consultar mais detalhadamente o mercado que pretendia atuar. Em seu dia-a-dia visitando hospitais e clínicas encontra dificuldades em vender o equipamento, que é o dobro do preço de um aparelho de raio-x apesar de não oferecer maiores diferenciais.


Em meio a muitas dificuldades financeiras, Chris se depara com um rapaz feliz saindo de um carrão, pergunta o que ele faz, e o rapaz responde que é corretor de bolsa de valores: nesse momento de crise Chris decide se candidatar ao próximo programa de estágio de uma grande corretora de valores. Esse é o momento que ele define claramente qual sua meta.


Com as dívidas se acumulando, sua esposa decide partir e levar o filho Christopher, mas Chris (que foi abandonado pelo pai e decide nunca fazer isso com seu filho) acaba convencendo a esposa a deixar Christopher com ele.


Chris se inscreve e consegue uma vaga de estagiário mas descobre que é um estágio não remunerado, com 1 chance em 20 de ser efetivado. Mesmo na eminência de ser despejado, com o carro apreendido por não ter pago as multas e com apenas 21 dólares no bolso, Chris aceita o desafio disposto a dar tudo de si para conseguir dar um futuro melhor a seu filho.


Ainda que passando por situações como prisão, fome e não ter um teto para dormir, Chris persiste corajosamente em seu objetivo sempre passando mensagens positivas para seu filho sobre a vida.


Um momento onde exemplifica os estados de ego da Análise Transacional é quando pai e filho estão jogando basquete.


Num primeiro momento é possível ver o Pai Crítico Não OK de Chris, que percebe que seu filho está entusiasmado ("eu sou profissional!", diz o filho Christopher) e então diz:
- É… eu não sei não, sabe. Provavelmente você será tão bom quanto eu era, é assim que as coisas são, eu era abaixo da média no basquete. Provavelmente você também não será lá essas coisas...então não quero que você fique arremessando esta bola dia e noite, tá bom?


Ao perceber a decepção do filho, aparentemente o estado de ego Criança Rebelde OK assume o discurso de Chris:
- Nunca deixe ninguém te dizer que você não pode fazer uma coisa. Nem mesmo eu, tá bem? Se você tem um sonho, você tem que correr atrás dele. As pessoas não conseguem vencer e dizer que você também não vai vencer. Se você quer uma coisa, corre atrás. Ponto.