Transação é quando uma pessoa se comunica com outras pessoas ou com ela mesma (diálogos internos).

Cada transação é a soma de um estímulo mais resposta.

Se não há resposta não há transação.

TRANSAÇÃO COMPLEMENTAR

Transação complementar é quando a resposta sai do mesmo estado de ego do estímulo. Esse tipo de transação atinge seu objetivo e pode se perpetuar.

Exemplo:
João envia um estímulo usando seu estado de ego Adulto para o estado de ego Adulto da Maria e a Maria envia uma resposta usando o estado de ego Adulto dela.
João: -Que horas são?
Maria: -11 horas.

 

 AT - Transação Complementar

TRANSAÇÃO CRUZADA

Transação cruzada é quando a resposta é dada por um estado de ego diferente do estado de ego do estímulo. A transação é interrompida ou muda de assunto e não atinge seu objetivo.

Exemplo: João envia um estímulo usando seu estado de ego Adulto para o estado de ego Adulto da Maria e a Maria envia uma resposta usando o estado de ego Pai dela.
João: -Que horas são?
Maria: -Hora de você comprar um relógio mocinho!

 

AT - Transação Cruzada

TRANSAÇÃO ULTERIOR

Transação ulterior é quando as pessoas dizem uma coisa querendo dizer outra.
A transação ulterior ocorre em 2 níveis simultaneamente: O nível verbal explícito e o nível não verbal oculto.

É a base de praticamente todos os jogos psicológicos.

Exemplo: 
Nível verbal explícito:
João aparentemente envia um estímulo verbal usando seu estado de ego Adulto para o estado de ego Adulto da Maria e a Maria aparentemente envia uma resposta verbal usando o estado de ego Adulto dela.
João: -Que horas são?
Maria: -11 horas

Nível NÃO verbal oculto
Nas entrelinhas, a linguagem corporal de João (cara de bravo, impaciente, etc.) e a de Maria (debochada, birrenta etc.) indicam que o seu estímulo não verbal partiu do seu estado de ego Pai e a resposta não verbal partiu do estado de ego Criança de Maria. O que realmente João e Maria quiseram dizer então foi:
João: -Ainda não está pronta? Você está sempre atrasada, droga!
Maria: -Não me enche, ainda estou me arrumando!

 

 AT Transação Ulterior

DIÁLOGOS INTERNOS

Todo mundo já experimentou ou experimenta diariamente essa situação de começar a conversar consigo mesmo, dentro da cabeça.

Então por exemplo, você quer tomar um sorvete. E ai você percebe que dentro da sua cabeça surge uma voz dizendo "Não, você não pode tomar o sorvete, porque você vai engordar". Essa voz, que no desenho animado seria o anjinho, é o seu estado de ego Pai, falando sobre o que já vimos: as ordens, às proibições, etc.

No mesmo momento você pode perceber chegando uma outra voz na sua cabeça, que no desenho animado seria o diabinho, e na AT é o estado de ego Criança, dizendo "Pára de ser boba, você nunca faz o que gosta, toma o sorvete sim"

Também pode aparecer uma terceira voz na sua cabeça, que seria o estado de ego Adulto, dizendo "hoje você comeu só salada então não vai engordar se tomar um sorvete só"

Os diálogos internos também são transações, só que dentro de você mesmo.

 

TAGS: relacionamentos, comunicação, desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, clima organizacional, trabalho em equipe, gestão de conflitos, comunicação assertiva, relacionamento interpessoal