Filhos da esperança (Children of men)


Filhos da esperança (Children of men) 2006


Direção: Alfonso Cuarón
Elenco: Clive Owen, Julianne Moore, Michael Caine, Claire-Hope Ashitey, Chiwetel Ejiofor, Peter Mullan
Ano: 2006
País: EUA/Inglaterra
Gênero: Ficção Científica, Drama, Suspense
Nota IMDB



Sinopse do filme Filhos da esperança (Children of men):


2027. As mulheres não conseguem mais engravidar, e a ameaça de extinção da humanidade gera caos e violência. Um ex-ativista desiludido concorda em ajudar a transportar uma mulher misteriosamente grávida ao "Projeto Humano", um grupo de cientistas que busca encontrar a cura para a infertilidade mundial.


Assistir trailer do filme Filhos da esperança (Children of men) legendado em português pt br:




Resenha do filme / análise crítica do filme Filhos da esperança (Children of men) e seus usos em Cinema Terapia:


Inglaterra, 2027. Por algum motivo desconhecido, as mulheres não conseguem mais engravidar. O ser humano mais jovem morre aos 18 anos. Em uma sociedade a beira da extinção, descrente e sem leis, a violência foi instaurada e guerras devastam todo o planeta. O mundo está entrando em colapso e aparentemente a Inglaterra é a única nação que ainda resiste.


Paradoxalmente vemos animais de estimação em todo os lugares, talvez como forma de preencher o vazio antes ocupado pela alegria e espontaneidade das crianças.


Em meio ao caos a ativista Julian pede um favor ao seu conformado ex-marido Theodore Faron: conceder o passe livre para Kee, uma imigrante ilegal.


Theodore não quer correr riscos, mas após a oferta do grupo "Os Peixes" de 5 mil libras decide ajudar. Ao descobrir que Kee está grávida, o apático Theodore (que perdeu um filho quando era casado com Julian) ganha uma nova motivação de vida: proteger a mãe que carrega consigo a possibilidade de repovoar o planeta.


Com a missão de levar Kee e a parteira Miriam até o "Projeto Humano"(grupo de cientistas empenhados em descobrir a cura para a infertilidade), Os Peixes seguem por uma estrada perigosa. Julian morre durante uma emboscada de uma gangue. A sequência sem cortes de Theodore batendo com a porta do carro na moto é de um realismo impressionante.



Ao perceber que Os Peixes viam o bebê de Kee apenas como uma bandeira política, Theodore decide levá-la para a casa de seu amigo Jasper, uma versão futurista de John Lennon. O "neo-hippie", numa crítica aos novos rumos da humanidade diz a Theodore:
- O governo entrega kits para suicídio e anti-depressivos com as rações, mas a maconha continua a ser ilegal.


Jasper arruma uma forma de Kee conseguir chegar ao Projeto Humano: fazê-los (Kee, Theo e Miriam) "entrar a força" (com ajuda de um policial da imigração que compra maconha de Jasper) em um campo de concentração próximo do local onde o barco "Tomorrow" irá atracar. Jasper decide ficar para despistar Os Peixes, e é morto à sangue frio.


Kee entra em trabalho de parto no ônibus de prisioneiros. O medo que descubram Kee, o destino de Miriam, as dores do parto, o fogo cruzado das guerrilhas no caminho, a incerteza de se conseguir um quarto onde Kee possa dar a luz em segredo, a eminência de serem apanhados pelos Peixes... um dos momentos mais angustiantes do filme.


Kee finalmente dá a luz a uma menina, os dois partem em direção a um barco no esgoto que os levará até o Tomorrow. Em meio ao tiroteio entre refugiados e exército o bebê é descoberto: todos param e dão passagem a Kee e sua filha, maravilhados com o milagre. Enfim a esperança (e seu fôlego!) está de volta.



EM UM FUTURO (NÃO MUITO) DISTANTE
Será que esse futuro sombrio retratado no fime é tão distópico assim? A diminuição da taxa de fertilidade mundial relatada pela OMS, estudos sobre produtos causadores de esterilidade tais como a vacina da gripe suína, pesticidas e a soja transgênica, manipulação genética, o boom dos tratamentos de fertilização assistida, especulações sobre o uso da geoengenharia como forma de redução e controle populacional... Onde ficção e realidade se encontram?