Quero ser grande (Big)


Quero ser grande (Big) 1988


Direção: Penny Marshall
Elenco: Tom Hanks, Robert Loggia, John Heard, Jared Rushton
Ano: 1988
País: EUA
Gênero: Comédia
Nota IMDB



Sinopse do filme Quero ser grande (Big):


Após ser humilhado por uma garota que preferiu sair com um garoto mais velho do que com ele, Josh pede a uma máquina de desejos para ser "grande".


Na manhã seguinte Josh se surpreende ao ver que se transformou em um adulto de 30 anos, e é expulso de casa pela mãe que acha que ele é um invasor.


Agora Josh precisa se adaptar ao mundo dos adultos: conseguir um trabalho, alugar um apartamento e se relacionar com garotas.


Assistir trailer do filme Quero ser grande (Big) legendado em português pt br:




Resenha do filme / análise crítica do filme Quero ser grande (Big) e seus usos em Cinema Terapia:


O tema central da Análise Transacional é PAC (estados de ego Pai, Adulto e Criança) e nesse filme podemos ver o personagem principal flutuando sobre diferentes estados de ego.


Josh (Tom Hanks) é um garoto de 13 anos que no início do filme se comporta, de acordo com a AT, como uma Criança Livre OK. Após ser humilhado por uma garota mais velha, se mostra impulsivo (Criança Rebelde não OK), vai a uma máquina de desejos e pede para ser grande. No dia seguinte, Josh "acorda" em um corpo de 30 anos mas com a mesma mentalidade infantil. É expulso de casa pela mãe, que não reconhece o próprio filho.


Josh consegue convencer seu melhor amigo Billy (que durante vários momentos do filme exibe seu lado Pai OK) sobre sua identidade, arruma um emprego e vai morar sozinho. Apesar de trabalhar uma fábrica de brinquedos, sua dedicação ao trabalho e interesse em namorar a colega de trabalho Susan o transformam numa pessoa mais séria, um Adulto OK. Quando começa a namorar Susan, deixa de lado sua amizade com Billy e seu comportamento infantil saudável, o que o transforma em uma pessoa extremamente racional e fria, um Adulto não OK.


Josh se vê nesse ponto em um dilema: continuar como adulto com Susan ou voltar à infância com sua família?


A própria Susan passa por transformações no decorrer do filme: um Adulto não OK antes de se envolver com Josh, uma Criança Livre/OK na cena do pula-pula, e um Pai OK ao respeitar e incentivar Josh a seguir seu desejo de voltar para sua infância.


Quando Josh volta a sua vida de criança, traz na bagagem mais sabedoria.