Um sonho de liberdade (The Shawshank redemption)


Um sonho de liberdade (The Shawshank redemption) 1994


Direção: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton, Gil Bellows, Alfonso Freeman, James Whitmore, Jeffrey DeMunn, William Sadler, Clancy Brown, Mark Rolston, Larry Brandenburg, Brian Libby, David Proval, Jude Ciccolella, Paul McCrane, Brian Delate, Don McManus
Ano: 1994
País: EUA
Gênero: Drama
Nota IMDB



Sinopse do filme Um sonho de liberdade (The Shawshank redemption):


Andy Dufresne é um banqueiro condenado injustamente a cumprir duas penas de prisão perpétua pelo assassinato da esposa e seu amante. Na penitenciária de Shawshank, Andy conhece o influente Ellis "Red" Redding que é responsável pelo mercado negro no presídio, com quem estabelece uma amizade que dura duas décadas.


Andy sofre diversos tipos de abuso até que suas habilidades em contabilidade chamam a atenção do diretor do presídio, Warden Norton: um cristão devoto que começa a usar Andy em operações de lavagem de dinheiro em troca de proteção contra a gangue das Irmãs e outros presos perigosos.


Quando Andy tem uma oportunidade de provar sua inocência, Warden faz uso de seu poder e crueldade para garantir que Andy apodreça na prisão e não coloque em risco seu esquema de corrupção.


Mas não importa quanta dor e sofrimento sejam infligidos: nada conseguirá conter a esperança e o sonho de liberdade de Andy.


Assistir trailer do filme Um sonho de liberdade (The Shawshank redemption) legendado em português pt br:




Resenha do filme / análise crítica do filme Um sonho de liberdade (The Shawshank redemption) e seus usos em Cinema Terapia:


Baseado em uma novela de Stephen King, esse filme desperta a esperança até dos mais céticos.


RESILIÊNCIA DIANTE DOS OBSTÁCULOS
Esse belíssimo exemplo de força de vontade, determinação e paciência nos inspira a perseverar diante de obstáculos e nunca perder a esperança.


Andy tinha todas as justificativas para ficar prostrado em uma posição de grande vítima dos acontecimentos, colocar a culpa nos outros e ficar se lamuriando. Mas não, ele fez sua parte, usou os recursos e ferramentas que tinha disponível, persistiu e agarrou sua liberdade!


E para você, qual é o grande ensinamento desse filme? Como você pode aplicar em sua vida?